Como cultivar a mentalidade do crescimento
Você possui mentalidade fixa ou mentalidade do crescimento?
Se você já me acompanha há um bom tempo já me ouviu falando de mindset fixo, que é aquela mentalidade focada em Sucesso ou fracasso, onde as pessoas olham tudo por estes dois ângulos.
Imagine a situação:
Uma pessoa colocou uma meta e alcançou 100% da meta ela obteve sucesso, mas se ela não atingiu este percentual, então ela é um fracasso.
Mindset fixo
O Mindset fixo é a mentalidade da auto cobrança, do peso exagerado, e da terceirização da responsabilidade, pois ao não tingir um objetivo proposto a pessoa logo procura um culpado para colocar a responsabilidade pelo seu fracasso.
Já a mentalidade do crescimento é a mentalidade que avalia tudo como oportunidade, aprendizado e melhoria.
Nesta mentalidade as pessoas conseguem aprender em cada fase, assumem a responsabilidade pelos seus atos e se desenvolvem.
No mindset fixo o que opera é o vitimismo, e no mindset de crescimento o protagonismo.
Agora que você já entendeu o que significa cada uma das mentalidades poderá me responder, qual das mentalidades você possui?
De verdade? Na sinceridade.
Pode ser que você tenha respondido a mentalidade de crescimento, e eu acredito, porque as pessoas que possuem a mentalidade de crescimento, buscam por autodesenvolvimento.
Mas, é importante frisar, que nós temos ambas mentalidades e o desafio é se manter na mentalidade de crescimento, mas se você não vigiar poderá facilmente entrar na mentalidade fixa.
Se você está cansado, esgotado, sem energia, cuidado.
É neste estado físico que a mentalidade fixa costuma operar.
É como se acionasse o nosso estado de sobrevivência e voltamos aos homens das cavernas onde tudo é avaliado pela lente do perigo, fuga e defesa.
Antes que você comece a trabalhar em seu estado off, ou na sua mentalidade fixa, vai aqui algumas dicas:
Como cultivar o mindset do crescimento?
Atente aos seus pensamentos: Você está tendo pensamentos negativos, acredita que nada dará certo, que tudo está muito nebuloso e que não há esperanças?
Isso é fruto da mentalidade fixa. Então procure trocar seus pensamentos, permitindo enxergar a realidade.
Atente ao seu comportamento: Pessoas quando estão negativas, costumam reclamar demais, e as vezes nem percebem.
Então atente ao que você costuma falar, como costuma dizer e para quem você diz, isso poderá te ajudar a enxergar que você está entrando na mentalidade fixa.
Análise as situações: Aconteceu algo que você não gostou, procure aprender com a situação, faça um cartaz cole em seu computador a frase:
O que eu aprendi com isso?
Usar essa pequena frase irá contribuir para que você esteja sempre na mentalidade de crescimento.