Agilidade Emocional

Como está a sua agilidade emocional?

Desde 2008 eu ministro treinamento de comunicação assertiva e há uma estatística que diz que 86% dos problemas de uma organização são causados por falhas na comunicação.

Vale ressaltar que esse número é antes da pandemia, porque hoje com o distanciamento social, e com a maioria dos relacionamentos profissionais centrado nos meios eletrônicos pode se dizer que este índice é bem maior que 86%.

Tudo é comunicação

A palavra que falamos, a forma como falamos, os nossos gestos, tom de voz. Tudo é comunicação.

A tecnologia facilita, no entanto o distanciamento causa uma cratera emocional e a falta do contato faz com que passamos a subentender as mensagens.

E é aí que começa as falhas, o retrabalho, a improdutividade e a falta de inteligência emocional.

Vamos lá, quantas vezes na vida você já se estressou com um e-mail que você recebeu? Ou com uma mensagem no watts app de um cliente ou um colega de trabalho?

Reflita um pouco sobre isso.

Nós, na maioria das vezes que recebemos algo que nos tira do sério, ou do centro, como você preferir, foi porque naquele momento não lemos o conteúdo, mas subentendemos as emoções naquela mensagem.

Há pessoas que quando leem alguma mensagem mudam até a voz (isso vai depender do nível de irritação), ou seja, não estão lendo com a cabeça, e sim com o coração.

 

Estão colocando a emoção e o pior estão deixando ser levada pelas emoções.

 

Agilidade Emocional

Para muitas pessoas quando isso acontecem, elas tendem a ficar negativas, cansadas (pois há uma baixa de energia) e desmotivadas, ou seja, as pessoas se tornam improdutivas, e perdem o foco.

 

Para que isso não aconteça com você é necessário você trabalhar a sua Agilidade Emocional, que é a nossa capacidade de aprender com nossas emoções, tanto as emoções positivas quanto as emoções negativas.

 

Quem desenvolveu esse conceito, que tem bases científicas comprovadas e nos ajuda a manejar situações adversas de nossas vidas, foi a psicóloga Susan David, professora da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, com base em mais de 20 anos de estudos sobre emoções, felicidade e auto realização.

 

Ela descobriu que, por mais inteligentes ou criativas as pessoas possam ser, o que realmente determina os fatos relevantes da vida (nossas ações, carreiras, relacionamentos, saúde e felicidade) é a maneira como lidamos com nosso mundo interior.

Ou seja, o modo como encaramos os pensamentos, sentimentos e autojulgamentos influenciam no nosso sucesso e bem-estar.

Dicas e Estratégias

Então na próxima vez que você receber uma mensagem e sentir que de alguma forma você saiu do sério, lembre-se de utilizar essas estratégias:

 

Sintonize as emoções: Não responda de imediato, pare o que você está fazendo, tome uma água, um café, ouça uma música, ou seja, quebre o estado emocional.

 

Responda com a cabeça e não com o coração: Procure ser assertivo em sua resposta sem levar para o lado pessoal. Mesmo que tenha causado desconforto emocionais, procure colocar racionalidade na resposta.

Talvez seja o caso de responder naquele grupo lá do watts app você com você mesmo e só depois que você tiver colocado para fora que você consiga responder com a cabeça.

 

Não reage reflita: Pare para avaliar o que de fato causou mal estar em você foi a forma, o conteúdo? Em quais estruturas emocionais essa mensagem afetou você?

 

Num mundo onde a comunicação e o relacionamento serão cada vez mais digital é necessário desenvolver a nossa agilidade emocional e aprender com as nossas emoções para que possamos continuar crescendo e evoluindo.

Pense nisso.