Procrastinação como Lidar?

Você já procrastinou alguma vez em sua vida?

Com certeza sim!

Procrastinar é ato de deixar para depois aquilo que se pode fazer agora.

Todo mundo em algum momento da vida já procrastinou.

Como sou professora, acredito que o melhor exemplo de procrastinação é quando o aluno é avisado com 2 meses de antecedência que tem uma prova, porém deixa para estudar faltando apenas 30 minutos para a prova acontecer.

Claro que quando isso acontece e o aluno “bomba” na prova ele jura que nunca mais fará isso, mas advinha? Vai fazer novamente.

Algumas coisas, devemos procrastinar, até para amadurecermos melhor uma ideia ou decisão, no entanto, quando a procrastinação se torna um hábito ela poderá se tornar um sabotador de resultados positivos.

A procrastinação tem pelo menos 4 raízes.

Negatividade: Nós seres humanos, por mais otimistas que somos, temos o viés da negatividade, pelo menos boa parte da população tem esse viés, e isso faz que com quando temos uma decisão ou algo para realizar pensamos em seu pior cenário.

Por exemplo:

Se um líder precisa fornecer um feedback a um colaborador, ele poderá imaginar este colaborador reagindo de forma agressiva, e pensando em evitar este comportamento o líder prefere não fornecer este feedback.

Neste caso, a negatividade impediu que a pessoa entrasse em ação.

Para liderança, evitar fornecer um feedback com medo de algo negativo é extremamente perigoso, pois o comportamento do colaborador poderá se tornar insustentável para a organização e a demissão passar ser algo real.

Outro ponto que pode causar procrastinação é o nível de engajamento.

Algumas pessoas esperam estar motivadas para poderem fazer. E dependendo da atividade você nunca terá vontade para fazer.

Uso como exemplo a atividade física, muitas pessoas esperam ter vontade de ir para academia para começarem a fazer exercícios físicos, isso nunca vai acontecer.

É no ato de fazer que nossa motivação a aparece.

Isso funciona tanto para atividade física quanto para as outras atividades que temos que executar, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Há ainda uma terceira raiz da procrastinação: A Impulsividade.

Muitas pessoas são movidas pelo momento, seguem o que dá vontade. E com isso não tem constância.

Perdem a credibilidade com os outros e com elas mesmas. Estão sempre fazendo, mas nunca finalizando nada.

E agora a raiz que eu considero primordial na procrastinação: O Perfeccionismo.

Se você ainda não viu o meu vídeo sobre o Perfeccionismo x Mentalidade Ágil eu recomendo que assista.

O Perfeccionismo é um sabotador de mão cheia. Ele faz a pessoa acreditar que só sendo e fazendo o melhor que é possível ser bom no que faz, a pessoa acredita nesta teia de mentiras e isso faz com se ela não tiver: O Melhor cenário, as melhores condições, os melhores recursos, elas não agem.

O problema do perfeccionista é que o alto padrão dele é elevado e por mais que tenha os melhores recursos e condições ele não reconhece, e isso o deixa preso neste circulo vicioso sem trazer a ele resultados efetivos em sua vida.

Na próxima vez que você se perceber procrastinando se pergunte:

O que é que está por trás deste meu comportamento?

Ter esta clareza te ajudará a entrar em ação.

Pense nisso e sucesso.