Como lidar com a Ansiedade?

Você se considera uma pessoa ansiosa?

Em vários vídeos e conteúdo que já produzi por aqui eu trouxe a ansiedade ou até mesmo a angustia como sentimentos negativos que são resultados de outros comportamentos.

Mas, hoje eu quero falar com você exclusivamente sobre a ansiedade, a síndrome que já vem sendo tratada há alguns anos como o “mal do século”.

Então me responda se você tem esses comportamentos:

Você é uma pessoa preocupada?

Costuma ver sinal de perigo em todas as situações?

Está o tempo todo pensando?

Você tem dificuldade em prestar atenção no que as pessoas estão dizendo porque se perde em seus pensamentos?

Tem dificuldade em acalmar seus pensamentos?

Tem dificuldade em manter o foco e a concentração?

 

Se você respondeu sim para pelo menos 4 dessas questões, então este conteúdo é para você.

 

Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação.

 

Eu gosto de pensar que a ansiedade é o excesso de futuro em nós, e por não estarmos ainda vivenciando o que se espera, teme ou deseja, cria-se a preocupação.

Não sei você, mas eu em vários momentos do meu dia sou lançada para o futuro, ou por demandas da vida profissional, ou por demandas da vida pessoal ou quando a minha própria mente cria.

 

Por exemplo:

Vida Profissional

Na vida profissional as demandas que geram ansiedades podem vir das diversas reuniões que se tem dentro de organizações.

 

Planejamentos, elaboração projetos, novos procedimentos e metodologias, essas ações são fontes inesgotáveis de ansiedade.

Não é a toda que este sentimento ficou evidente durante a pandemia.

O trabalho à distância aumentou a quantidade de reuniões, e nas reuniões estamos sempre, ou justificando algo que não foi feito e isso gera angustia, ou desenhando e projetando o que deverá ser feito, comportamento que gera ansiedade.

 

Ainda na vida profissional, há muitas ansiedades que são criadas por nossa mente.

 

E na mente?

Alias, a nossa mente é mestre em criar histórias e enredos que geram em nós ansiedade.

Muitos profissionais possuem o Medo de errar e de fracassar, em uma mente saudável este medo poderá servir de formas para criar estratégias com que o profissional possa buscar desenvolvimento contínuo e estar atento e vigilante em suas ações e comportamentos.

No entanto, na mente ansiosa estes medos se tornam enredo para criar histórias onde o profissional poderá ser exposto publicamente, ser rejeitado pelos colegas de trabalho e até mesmo ser mandado embora.

A maioria dos pensamentos ansiosos não tem uma causa aparente, a não ser a criatividade da própria mente.

Nossos pensamentos criam os nossos sentimentos, ou seja, quanto mais coisas ruins eu penso que poderão acontecer, mais ansiosa eu me torno.

Os sentimentos servem de combustível para os nossos comportamentos. O que significa que uma pessoa que se sente ansiosa terá comportamentos de ansiedade, tais como:

Não saber ouvir: As pessoas ansiosas tem dificuldade para ouvir os outros. Quando estão conversando, geralmente completa o que o outro está dizendo, ou acaba se perdendo na comunicação o que poderá acarretar em erros de processos, ou problemas de relacionamentos.

Dificuldade para manter o foco: O Foco e a concentração são comportamentos difíceis para o ansioso manter, porque ele sempre está pensando na próxima ação e toda e qualquer atividade que faz se torna tedioso, o que poderá acarretar em erros.

 

Dificuldade em inovar e ser criativa: A mente ansiosa está sempre pensando no que pode dar errado, com isso perde a capacidade de explorar oportunidades e de se tornar inovadora e criativa.

 

Além é claro de ter problemas com a inteligência emocional, e essas dificuldades resultarem em problemas com o sono, alimentação, disposição física e energia o que afetará também na sua qualidade de vida como um todo.

Ansiedade não é nada produtivo ou positivo para o ser humano. Muitas pessoas precisam de ajuda de profissionais e graças a Deus existe a terapia, os médicos, e até mesmo os processos de coaching para nos ajudar.

Mas, aqui eu quero compartilhar com você uma estratégia simples e que é poderosa para ajudar você a não cair nas ciladas da ansiedade criada pela sua mente:

Esteja autoconsciente de seus pensamentos e sentimentos: Este é um antídoto simples, poderoso e eficaz, preste atenção em você, em seus pensamentos e em seus sentimentos.

Investigue: Percebeu que há algo errado, investigue. Resgate o Sherlock Homes que há em você e descubra o que tem tornado a fonte de sua ansiedade;

Trace suas estratégias e foque no presente:  Encontrando os motivos trace suas estratégias, as vezes uma boa conversa consigo é a melhor estratégia para voltar ao momento presente e mitigar a doente da ansiedade.

 

Foque no momento presente, acalme seu coração e acalme sua mente, assim você poderá trazer novamente o controle de suas emoções.

 

Pense nisso.