A Arte de lidar com pessoas difíceis
Você conhece ou já trabalhou com pessoas difíceis ?
Estou certa de que sim! Não é mesmo?
Pessoas difíceis são aquelas egocêntricas, que dão a última palavra e tudo tem que ser da forma como elas querem.
Não conseguem ouvir, têm dificuldades para se expressar. Tudo precisa ser exatamente do jeito que elas desejam.
Ao nos depararmos com pessoas assim, nossa primeira reação, muitas vezes, é querer fugir.
Ao longo da minha carreira, convivi com diversas pessoas difíceis, ou melhor, conheci, pois quando achava que não estava bom, procurava outra oportunidade e fugia.
Acontece que, com o passar do tempo, fui observando que pessoas difíceis existem em todos os lugares, inclusive em frente ao meu espelho.
Vai me dizer que, em algum momento de sua vida, você também não quis que as coisas fossem do seu jeito? Que a última palavra fosse sua? Quem nunca teve um comportamento assim que atire a primeira pedra.
Agimos desse modo por causa do nosso ego, essa palavra é tão pequena que pode fechar uma empresa.
O ego é a consciência do ser humano, é ele que nos faz enxergar os pontos fortes, os talentos, as competências que cada indivíduo tem.
Em equilíbrio, ele é saudável, pois enxergar as nossas potencialidades transmite autoconfiança, segurança e credibilidade.
O problema é quando ele está em desequilíbrio e, nessa situação, meu amigo, ele poderá acabar com qualquer carreira.
Em excesso, o ego transmite a sensação de que somente a pessoa é capaz. Que só ela é boa, só ela é competente, só ela faz e acontece, mas a falta do ego também não é positiva.
Agora se você está convivendo com pessoas difíceis tenho algumas dicas para você.
1º Pare de se importar com o comportamento da pessoa. A palavra importar significa trazer para dentro ou seja, todas as vezes que o comportamento do outro rouba minha energia, significa que estou dando mais importância a isso do que deveria.
2ª Não queira medir forças: Se a pessoa tem o hábito de dar a última palavra, geralmente ela quer ganhar, então não demonstre para ela que você é um concorrente e sim um aliado.
Você pode até pensar que está perdendo em agir desta forma, mas na verdade está ganhando, porque na vida, e principalmente na vida profissional é melhor ter aliados do que inimigos, não é mesmo?
E ai? Na sua vida? Como você tem aproveitado a oportunidade de conviver com pessoas difíceis?
Pense nisso e sucesso.