QUAL É O SEU DEFEITO? – O QUE RESPONDER EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Uma pergunta que sempre me incomodou em entrevista de emprego é: Qual é o seu defeito?

Quem responde fica sempre em saia justa, porque vamos ser sincero, ninguém terá coragem o suficiente para dizer: Eu sou grosso, arrogante, egoísta, odeio que mexem em minhas coisas e quando me sinto ameaçado sou extremamente agressivo.  A não ser que você não queira o emprego, não é mesmo? O que resta? Responder a frase padrão:

– Ah, sabe o que é? Sou extremamente ansioso e perfeccionista – E claro que o candidato  já diz com aquele sorriso amarelo que está escrito na testa dele: NÃO É VERDADE.

Bem, se essas respostas não resolvem a vida de ninguém o que seria adequado então responder?

Deu pau, esse saiu com Defeito

Para começar, não consigo imaginar que temos defeitos. Esse conceito está totalmente ligado a qualidade e produção, de verdade, não consigo ver Deus em sua infinita bondade nos criando, como se tivéssemos todos enfileirados e de repente se distrai e diz:

-Xi, deu pau, esse também saiu com defeito.

Não, definitivamente isso não ocorre.

Acredito que fomos criados com oportunidades de melhorias. Que nascemos para evoluir, para sermos cada dia melhores. Nesse sentido a pergunta não é qual é o seu defeito?  E sim o que você tem feito para mudar ou melhorar o que você não gosta? Não dá para tratar comportamentos indesejáveis como bichinhos de estimação e ter apegos a eles. Se você é ansioso o que é que tem feito para mudar isso?

O primeiro passo é reconhecer que não somos perfeitos, que todo mundo tem pontos que não agrada e que precisa mudar, e o segundo é agir para que essas mudanças de fato aconteçam.

Não se acomode! Não aceite que você é assim e pronto. Há sempre uma melhor versão de você mesmo.

Portanto, se incomode e busque melhorar, como? Leia livros, artigos, faça análise, faça Coaching, peça feedbacks, participe de cursos e palestras. Enfim, tenha sede de ser melhor.  E na próxima vez que alguém perguntar qual é o seu defeito pense em responder também quais são as ações que você está tomando para mudar tudo isso.

PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!