Inteligência emocional
Quais são os 5 A’s da inteligência emocional? A primeira coisa que gosto de levar as pessoas a pensar é que a inteligência emocional não é um estado de plenitude. Ter inteligência emocional significa que muitas vezes você vai se incomodar com as coisas que te acontecem, é natural, você não deixou de ser humano. A diferença é que você vai decidir o que irá fazer com isso.
Quando estamos no nosso mindset fixo, muitas vezes, nós só reagimos as situações. As vezes acontece alguma coisa fora, que não tem nada a ver com você, mas seu sangue já ferve, você se incomoda e acaba arrumando confusão.
Quando temos inteligência emocional, nós respiramos, assumimos um dos A’s da inteligência, que é o autocontrole e decide o que é que você irá fazer com aquilo.
Dois pontos importantes da inteligência emocional é que primeiro, nós expandimos nosso mindset, começamos a mudar frequentemente nossa mentalidade, e o segundo é que nós descobrimos os nossos valores. Descobrir os nossos valores é ter clareza daquilo que é importante para nós. As vezes o que nós queremos da vida é algo simples, mas ficamos tão focado em fazer tudo para atender as demandas externas e expectativas alheias, que acabamos esquecendo o de fato gostamos.
E desenvolvemos a inteligência emocional através de 5 A’s. O primeiro é O Autoconhecimento, é olhar para nós mesmos, descobrir quais são as oportunidades de melhoria que nós temos, quais são os pontos fortes que temos, porque normalmente olhamos os defeitos e esquecemos de olhar para nossos pontos fortes. E como que buscamos autoconhecimento? Uma das formas é a reflexão, reserve 5 minutos do dia para pensar e refletir.
O segundo A, é o Autocontrole, é quando eu paro de me importar, eu paro de trazer para dentro as situações que acontecem externas, o mundo pode estar caindo, o mundo pode me incomodar, mas eu decido o que faço com isso e respirar, para cada decisão, uma respiração.
O terceiro A, é o Autodesenvolvimento, quanto mais eu me desenvolvo, mais eu aumento o meu nível de sucesso em qualquer área da minha vida. O autodesenvolvimento é quando eu, por vontade própria, começo a buscar livros, ler, estudar, coisas que me proporcionem crescer como pessoa.
O quarto A, é a Alegria, o A do bom humor, está mais que comprovado, que pessoas mal-humoradas não tem inteligência emocional. Agora vem uma pergunta, o que é que te deixa de bom humor? Quais são as pequenas receitas que você coloca no seu dia para quebrar o estado de mal humor?
E o quinto A, é o Agradecer, estamos vendo que está na moda o pessoal usar o #gratidão, mas o que é que isso significa? Quando nós agradecemos, nós damos foco naquilo de positivo que temos e quando reclamamos, nós reclamamos de algo que não temos. Então, já é cientificamente comprovado que pessoas que agradecem são mais felizes, porque elas conseguem enxergar tudo de bom que elas tem.
O que pega mesmo no dia a dia, são os conflitos pessoais que nós temos, e os conflitos eles são gerados pelas emoções ditas e não ditas. É por isso que precisamos buscar constantemente a inteligência emocional, autoconhecimento e expansão do mindset.
Já foi comprovado cientificamente que pessoas que tem sucesso profissional, são pessoas que tem uma mentalidade inabalável e tem atitudes e inteligência emocional