Você joga contra ou a seu favor?

Mindset, palavra que todo tempo estamos ouvindo na mídia, vendo grandes coaching, grandes palestrantes gravando vídeos falando sobre isso, mas o que é? Mindset é a nossa mentalidade, ou seja, é tudo aquilo que criamos na nossa cabeça, todos os pensamentos que temos. E quando estamos no modo off, geralmente o mindset que é ativado é o mindset fixo. Nesse mindset a pessoa enxerga as coisas por dois prismas, ou sucesso ou por fracasso.

Se a pessoa está desconectada de si mesma, se ela não vê sentido naquilo que faz, o sentimento que ela tem não é de sucesso, é de fracasso.

Quando a pessoa está no mindset fixo, ela começa a enxergar as coisas pelo ângulo de sucesso e fracasso e começa a encarar a realidade como ameaça e defesa, porque tudo a pessoa acha que está ameaçando e se a pessoa acha que está sendo ameaçada, logo, ela se arma para se defender.

Outra coisa muito negativa do mindset fixo é que aquele critico interno, que é aquela voz que ouvimos desde a hora que levantamos, que vai narrando nosso dia, quando estamos no nosso mindset fixo, ele fica mais apurado e ele não vem sozinho, ele vem acompanhado de 9 sabotadores.

Como falei, tudo isso é criado na nossa mente, mas nossa mente, nosso cérebro, nosso sentimento, nosso coração e nosso corpo, são um sistema integrado. E quando tudo isso está em desarmonia acaba desalinhando o restante. Então muitas vezes as pessoas estão trabalhando, não veem graça no que estão fazendo, e acabam ficando tão mal-humoradas e toda essa infelicidade acaba trazendo sentimentos tão negativos. Ela está pensando negativo e acaba começando a sentir sentimentos negativos.

Pessoas felizes produzem hormônio da ocitocina, da serotonina, hormônios que são inerentes com nossa felicidade. Mas pessoas infelizes, produzem hormônios que geram angustia, ansiedade e que gera estresse.

A vida não consiste em fazer somente aquilo que gosta, mas gostar daquilo que faz. Tem hora que iremos fazer coisas que não gostamos, mas o tempo todo não gostar do que estamos fazendo tem algo errado, e muitas vezes o que está errado não é a atividade, mas é o ajuste mental que precisamos dar, ou o ajuste emocional que precisamos dar para encontrar sentido naquilo que fazemos.

O que falta para nós é enxergar um proposito naquilo que fazemos, ou o nosso próprio proposito, porque viemos ao mundo? Essa é a reflexão que quero levar você a ter, nesta aula, qual é o seu propósito, o que é que você veio fazer aqui no mundo?

No jogo interior jogamos o tempo todo, contra e a favor de nós, é por isso que precisamos buscar o autoconhecimento para mudar a nossa mentalidade e começar a ter resultado positivo.

Mas como é que viro a minha chave? Como é que eu mudo? Primeiro passo da mudança é quando eu tenho consciência que tem algo errado, então olhar e reconhecer que você tem esses sabotadores, tem essa mentalidade fixa, já é o primeiro passo da mudança.

O segundo passo é que além de você ter consciência, você decide que quer mudar, e você começa a colocar novos hábitos, você começa a estabelecer habilidades diferentes para você, começa a colocar novos hábitos em prática e quando você faz isso você gera um impacto positivo em você, mudando a sua história, e como fazemos isso? Fazemos através da inteligência emocional.