Ninguém faz nada direito

Já viu aquela expressão ninguém faz nada direito? Talvez você já tenha até falado: “deixa que eu faço porque ninguém faz nada direito”.

Ouvimos muito isso na vida profissional e na vida pessoal também. Mas na vida profissional ouvimos muitos líderes preferindo fazer do que depender do outro para fazer.

A questão é, todas as vezes que fazemos nós impedimos que outra pessoa aprenda algo novo, tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal, o fazer, o ato da ação é impedir outras pessoas de se desenvolver também.

Eu uso uma frase na vida que é: “pessoas ativas, criam pessoas reativas”. Porque enquanto alguém está fazendo, alguém está deixando de fazer e o outro não está fazendo porque você simplesmente não está ajudando ele a se desenvolver.

As pessoas que tem essa mentalidade que só ela sabe fazer, são pessoas que muitas vezes sofrem com perfeccionismo e isso é algo que precisa ser trabalhado e desenvolvido para a pessoa viver mais plena e feliz.

Porque acreditar que só nós sabemos a forma certa de fazer, além de criar nas pessoas uma reatividade, isso faz com que nós nunca encontremos uma forma diferente de fazer, porque sempre estamos fazendo da mesma forma e a outra pessoa poderia desenvolver outra forma de fazer, até melhor do que nós. Isso tem a ver muito com delegar, a palavra delegação significa você transferir o que você faz para o outro fazer.

Quando delegamos algo, você fala para a pessoa o que deve ser feito, você treina a pessoa para fazer e você fala até quando você quer que aquilo seja devolvido para você, esses são os passos importantes da delegação.

Tem pessoas que simplesmente joga, ela “delarga” o problema, não delega, ela não explica o direito o que é para fazer, o outro não consegue fazer, daí o outro não entrega e ela toma aquilo de novo para ela e ela fala que se ela não fizer, nada saí do jeito certo.

O grande perigo é que a pessoa que pensa dessa forma, fica sobrecarregada, estressada e não aprende mais nada de novo e ela cria na equipe pessoas incapazes e preguiçosas, porque o outro vai pensar “porque eu vou fazer, ela vai refazer o que eu fiz”.

Então por isso temos que parar, pensar e delegar, e delegar é algo maravilhoso na vida pessoal e profissional. Porque além de aprendermos duas vezes porque estamos ensinando, nós abrimos espaço na nossa mentalidade porque podemos aprender algo novo e assim se renovar e crescer, como pessoa e como profissional.