COMO SE COMPORTAR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Você tem dúvidas de como se comportar em uma entrevista de emprego?

Reuni as dúvidas que ouço com maior frequência para ajudar você neste momento tão delicado, vamos lá:

O que devo responder sobre minhas experiências anteriores?

A verdade. Seja sincero. Não invente histórias ou justificativas descabíeis para falar dos empregos anteriores. Conte a sua verdade, sem procurar culpados.

Tive um Chefe ruim, posso falar dele no processo seletivo?

É deselegante falar mal de superiores, empresas ou ex colegas de trabalho. Até porque uma experiência pode ser negativa para você e positiva para outras empresas.

Muitos recrutadores sentem se incomodados com candidatos que expõe os pontos negativos das experiências anteriores.

O melhor dizer que você não se adaptou ao estilo de trabalho, o que não deixa de ser verdade.

Como devo proceder para saber exatamente o que o recrutador irá me perguntar e assim já me preparar com antecedência?

Não é possível saber o que o recrutador irá lhe perguntar. E essa responsabilidade no processo seletivo cabe ao recrutador e não a você. Sua responsabilidade é se concentrar em seus pontos fortes e no que você poderá oferecer para a oportunidade em aberto. Pensar em possíveis perguntas só aumentará a sua ansiedade e fará com que o seu bate papo não seja natural e espontâneo prejudicando a suas chances no processo.

O que devo responder sobre minhas qualidades e defeitos?

Pensar que temos defeitos é muito pesado, ainda mais em um processo seletivo onde estamos “vendendo” o nosso melhor lado.

Pense os pontos que você precisa melhorar, todo mundo tem e faz parte do nosso desenvolvimento humano. Diga também o que você tem feito para buscar essas melhorias.

Sou sincera em dizer que respostas como Ansiedade e perfeccionismo são respostas clichês que transmitem que o candidato não está sendo sincero gerando insegurança no recrutador.

O que devo fazer antes da entrevista?

Levantar informações sobre a empresa, pesquisar sobre sua história, produtos serviços, estrutura de trabalho, essas informações você consegue fazendo uma pesquisa por sites e o próprio linkedin.

Procure fazer atividades que lhe deixa calmo e também auxiliam a aumentar o seu humor.  Pesquisas revelam que quando nos sentimos bem-humorado e relaxado a nossa chance de sucesso aumenta significativamente.  Ouça músicas, faça uma caminhada, enfim use técnicas que já funciona para deixar você em seu melhor estado de excelência.

Relembre o seu diferencial. Uma forma de fazer isso, é lembrar toda a sua trajetória pessoal. Avalie seus pontos fortes e suas competências. Se fortaleça.

Lembre se que o processo seletivo é um namoro e precisa ser bom para ambas as partes.

 

Pense nisso e Rumo ao Sucesso.