EGO – ARTE DE LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS

Disciplina

Como está o seu Ego? Em Equilíbrio? Desequilíbrio? bem, antes de me responder, leia o artigo de hoje.

Certa vez, comprei um livro cujo título era Quanto pior a pessoa ao seu lado, melhor pra você. Claro que, com esse nome, só poderia se tratar da arte de lidar com pessoas difíceis.

Naquela época, nem trabalhava, mas desde nova sempre gostei desse tipo de literatura, só não sabia que a vida estava me preparando para os desafios futuros.

Pessoas difíceis na Carreira.

Quando a gente fala de carreira, é natural se lembrar, ao longo da vida, de pessoas que, de certa forma, dificultaram o relacionamento.

Estou certa de que você deve ter conhecido pessoas assim. Não é mesmo?

Pessoas difíceis são aquelas egocêntricas, que dão a última palavra e tudo tem que ser da forma como elas querem.

Não conseguem ouvir, têm dificuldades para se expressar. Tudo precisa ser exatamente do jeito que elas desejam.

Ao nos depararmos com pessoas assim, nossa primeira reação, muitas vezes, é querer fugir.

Não Fuja

Ao longo da minha carreira, convivi com diversas pessoas difíceis, ou melhor, conheci, pois quando achava que não estava bom, procurava outra oportunidade e fugia.

Acontece que, com o passar do tempo, fui observando que pessoas difíceis existem em todos os lugares, inclusive em frente ao meu espelho.

Vai me dizer que, em algum momento de sua vida, você também não quis que as coisas fossem do seu jeito? Que a última palavra fosse sua? Quem nunca teve um comportamento assim que atire a primeira pedra.

Agimos desse modo por causa do nosso ego, essa palavra é tão pequena que pode fechar uma empresa.

 

Ego Consciência do Ser Humano

O ego é a consciência do ser humano, é ele que nos faz enxergar os pontos fortes, os talentos, as competências que cada indivíduo tem.

Em equilíbrio, ele é saudável, pois enxergar as nossas potencialidades transmite autoconfiança, segurança e credibilidade.

O problema é quando ele está em desequilíbrio e, nessa situação, meu amigo, ele poderá acabar com qualquer carreira.

Em excesso, o ego transmite a sensação de que somente a pessoa é capaz. Que só ela é boa, só ela é competente, só ela faz e acontece, mas a falta do ego também não é positiva.

Uma pessoa que não enxerga o seu potencial, duvida de si mesmo e da sua própria capacidade, transmite insegurança.

Imagine se você tivesse que promover alguém, se por um lado é difícil lidar com pessoas que se sentem estrelas, por outro lado é complicado confiar em quem não nos passa segurança, não é mesmo?

Agora, se a vida lhe proporcionar a oportunidade de ter chefes difíceis, eu só tenho algo a desejar: aproveite essa oportunidade!

Claro que não estou falando de ambientes doentes, onde há abusos excessivos.

Não é isso, mas se você tiver um líder que exige de você, que cobra organização, que é detalhista e sempre está insatisfeito com os resultados que você apresenta, que bom!

Isso mesmo, que bom! São essas pessoas que, de certa forma, extrairão o melhor de você.  Aproveite toda e qualquer oportunidade de se desenvolver.

PENSE NISSO E RUMO AO SUCESSO!