Você tem certeza que seu emprego está bem?
Já faz um tempo que você não recebe um elogio do seu chefe?
Já faz algum tempo que você espera por uma promoção que não vem?
Esses dois podem ser indicadores que seu emprego não está nada bem.
Calma, eu não quero criar o pânico em sua cabeça, pelo contrário, meu objetivo aqui é ajudá-lo a compreender o que você poderá fazer para ter mais resultados em sua carreira profissional.
Espero que esse não seja o seu caso, mas pela minha experiência como Coach de Carreira, avalio que muitos profissionais se acomodam, mesmo estando infelizes incomodados, não tem ações efetivas que gerem resultados diferentes.
Cuidado, alguns comportamentos podem ser nocivos a sua empregabilidade, tais como:
- Não investir em cursos, ou fazer somente quando a empresa pagar: Tem profissionais que estão há mais de 5 anos sem participar de uma palestra. Esse é um erro gravíssimo. Independente da área de atuação, estar atualizado é umas competências essencial para qualquer profissão.
- Se prender a velhos conceitos: Há profissionais que estão tanto tempo no mesmo ambiente que a frase que mais se repete é “Aqui é assim mesmo, as coisas não mudam”. Mas também, não fazem nada para mudar. Continuam com a mesma mentalidade. Esse é um erro gravíssimo. Não é a toa que quando a empresa contrata um novo profissional, muitas vezes esse novo colaborador já consegue trazer grandes ideias, porque não está preso a velhos conceitos.
- Se prender a cadeira ou a cargos: existem pessoas que estão a tanto tempo na mesma empresa que se sente dono da cadeira e de todos os pertences. Cuidado. No mundo corporativo, ninguém dura para todo o sempre, nem mesmo a empresa.
Outro erro comum que vejo os profissionais cometerem é não manter atualizado o seu currículo, bem como o seu linkedin, só se preocupando com isso no momento do desemprego.
Como psicanalista eu bem sei que sentir se seguro faz parte da nossa estrutura humana, mas cuidado para a sua segurança não estar te tornando acomodado em sua zona de conforto.
Faz sentido tudo isso para você?
Se sim, baixe agora o arquivo que preparei com mais 3 dicas simples para você gerir a sua carreira e ter os resultados que deseja em sua vida profissional.