Desistir é uma Opção

Quantas vezes na vida, você já pensou em desistir?

Pode ser de um projeto, um emprego, um relacionamento, um sonho, não importa o que seja, mas acredito que em algumas áreas de sua vida, você já pensou em desistir de algo.

E está tudo bem em desistir não está?

Nem sempre! Porque, aprendemos que quem desiste é fraco.

Mas, as vezes desistir é a melhor opção.

Para eu falar melhor sobre isso, me permita compartilhar uma experiência pessoal que tive esse ano.

Talvez você não saiba, mas eu pratico corrida de rua já um bom tempo, e esse ano, eu, meu marido e alguns amigos fomos participar da meia maratona do Rio de Janeiro.

Bem, treinei mais de 6 meses para correr os 21 km. Reservamos o hotel, voo, tudo certo para ser um final de semana perfeito.

A corrida seria no sábado, mas na quinta feira, eu comecei a sentir uma dor muito forte na canela. Na sexta feira a dor persistiu e tive muita febre.

Mesmo assim, no sábado me aprontei e fui para a largada. Meu corpo não estava nada bem, mas em minha cabeça, sabia que não poderia desistir, então corri 300 metros até que a dor intensificou.

Enquanto 20 mil pessoas corriam para uma direção, eu dei meia volta e comecei a correr na direção contraria.

Desisti porque a dor estava intensa, e depois descobri que estava com a revolução dos it’s em meu corpo (canelite, amidalite, otite e faringite). Mas, até o momento que eu desisti eu não sabia de todas essas infecções.

E o sentimento que eu tive foi um sentimento de fracasso. Por que desde que eu corro eu sempre ouvi e sempre falei para mim que desistir não é uma opção. Enquanto caminhava, aquele sentimento tomava conta de mim, e de verdade é horrível a gente se sentir assim, um fracasso.

Ao mesmo tempo me perguntava: O que é que as pessoas irão pensar de mim?

Enquanto estava nesta melancolia comecei a pensar, muitas vezes, muitas pessoas ficam presas em situações que já não fazem mais sentido.

Situações que não trazem mais prazer, somente dor, por exemplo, trabalho que por um tempo foi legal, mas que agora a história não combina mais com a pessoa.  Relacionamentos fadados ao fracasso, enfim sonhos que não combinam mais.

Mas, as pessoas não desistem porque tem medo de se sentir um fracasso. Ou ainda, tem medo do que os outros irão pensar sobre isso.

 

Por conta disso, passam a viver infelizes, carregando tralhas, fardos, coisas que geram dores, cansaço e sofrimento.

As vezes desistir, deixar de insistir em algo que não faz mais sentido é a melhor opção.

E aí? Em sua vida tem alguma área, algum ponto que você precisa repensar?