DESCONECTAR SE PARA CONECTAR SE

DESCONECTAR SE PARA CONECTAR SE

Não sei se isso vem acontecendo com você, mas de um tempo para cá tenho andado com a minha vida mais corrida do que o normal. Sei lá, me dá a impressão que um dia de trabalho tem menos horas do que há 5 anos.

Me lembro que em 1998 quando eu fiz a minha primeira formação técnica em Processamento de Dados, ouvia dos professores que a tecnologia chegaria para facilitar, agilizar e melhorar a vida das pessoas. Naquela época, a única preocupação era com o Bug do Milênio e o que as pessoas fariam com o tempo extra que teriam.

Acontece que a medida que o tempo foi passando, nós (seres humanos) fomos nos entregando de tal maneira à tecnologia que hoje, me dá a impressão que não vivemos mais sem o celular.

VIDA E CONEXÃO

Costumo brincar que estamos ligados à aparelhos, e é verdade. Hoje há aplicativos para tudo, inclusive aplicativos para te avisar que está na hora de tomar água. É como se não ouvíssemos mais o nosso próprio corpo, mente e coração se não for consultando o celular ou as redes sociais.

Não pense que eu não gosto deste mundo conectado. Eu amo, mas o excesso de informação vem causando danos a nós e aos nossos relacionamentos. Pois, toda essa tecnologia mudou a nossa forma de se comportar, no entanto o nosso cérebro continua o mesmo, FOCAL, ou seja, não conseguimos dar atenção a todas as informações que recebemos e tudo isso gera angustia, ansiedade, pensamentos acelerados e à medida que isso acontece mais desconectados de nós mesmos nos tornamos.

SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA

Alguns dias atrás, eu tive uma crise estremada de ansiedade. Por duas noites consecutivas não consegui dormir, pois estava tão agitada, com excesso de preocupações que todas as técnicas que tentava utilizar comigo para relaxar não davam certas.

Até que comecei a aplicar o Autocoaching (Processo que a pessoa utiliza técnicas do coaching consigo mesmo) e avaliar de onde estava vindo todas essas preocupações, o que de fato era real e o que era criado por minha mente. E observei que o excesso da tecnologia estava me causando esse mal-estar.

De verdade a sensação que tive nesses dois dias era de que eu tinha um vazio existencial, uma infelicidade, como que se a vida não tivesse mais cor.

Claro que eu não poderia mais sentir aquilo e estava decidida a tomar decisões drásticas para me conectar comigo mesmo, e foi o que fiz.

Na sexta feira às 18 horas, me desconectei do wifi e dados moveis e voltei a me conectar nas redes na segunda feira às 08:30 da manhã.

Sabe o que aconteceu neste período que fiquei desconectada?

Eu tive um dos melhores finais de semana dos últimos tempos. Assisti séries, filmes com foco, sem desviar minha atenção para o facebook ou instagran enquanto assistia. Prestei atenção em meu esposo e em meus amigos enquanto conversava. Li partes de um livro, refleti, pensei em mim e nos meus comportamentos, observei pessoas, natureza e o sol que tanto amo.

E na segunda feira quando liguei o celular eu tinha 300 mensagens no whatts app, mais de 75 notificações no facebook e alguns e-mails, e o mais importante, percebi que todas essas mensagens não eram nada demais e que não mudou nada em minha vida, lê-las na segunda feira.

Neste mundo tão conectado, as vezes para sentirmos em paz com a gente mesmo, é necessário se desconectar. E você o que é que tem feito para se conectar mais com você mesmo?