Preocupação ou Ocupação
Como anda a sua preocupação?
Você já reparou como as pessoas estão preocupadas ultimamente?
Tudo bem que de um tempo para cá me dá impressão que todo mundo está com excesso de responsabilidades, ou excesso de cobranças internas.
Mas, se você não reparou ainda repare.
Às 07 horas da manhã você encontra com alguém na rua, e muitas vezes a pessoa está com a cara fechada. Parece que ela está ali, dando download de tudo que tem que fazer no dia, e em uma verdadeira briga interna.
Quando vejo pessoas assim, tenho a impressão que elas não estão ali.
E fato não estão, pois todas as vezes que ficamos preocupados com alguma coisa não estamos no presente, estamos em algum lugar do futuro ou do passado.
O que é a preocupação?
É você se colocar em uma atividade e pensar em algo que ainda não aconteceu, então o que você faz?
Toda vez que você se preocupa ou você tenta acelerar o tempo para chegar a atividade que precisa ser feita ou você tenta aproximar a atividade até você, e o que a gente perde? A riqueza do momento presente.
Preocupar não ajuda em nada.
A neurociência nos explica que todas as vezes que o ser humano fica no processo de preocupação o cérebro o produz hormônios que geram estresses, ansiedade e angustia.
Sentimentos que criam a sensação de paralisação frente a um objetivo.
Então o que devemos fazer para sair deste estado?
Não se preocupar, mas se ocupar com alguma coisa.
Se você vem vivendo preocupado, eu tenho duas dicas que acredito que poderão ajudar você.
- Todas as vezes que você estiver preocupado com algo que ainda não aconteceu, se pergunte: É útil pensar nisso agora? Se a resposta for não, então tire do seu campo de visão. Agora se a resposta for sim, ai vai a outra dica:
- Qual é a menor ação que eu posso fazer agora para me ocupar em direção daquilo que eu quero ou preciso fazer? Às vezes só anotando em um papel, ou mandar uma mensagem para alguém já coloca você em ação em direção do que você precisa fazer.
Na sua vida você tem andado mais ocupado ou preocupado?