Você tem medo de fracassar?

Fracasso, a palavra por si só já nos causa medo.

E você já reparou como o medo do fracasso é capaz de paralisar a sua vida?

Observe, quantas coisas você já deixou de fazer com medo que não saísse da forma como gostaria? Preocupado em não obter o sucesso que você desejava, é bem provável que nem fez por medo de fracassar.

O medo de fracassar está totalmente ligado com a nossa mentalidade.

Nós damos o devido significado ao que é fracasso e ao que é sucesso.

Sentimento de fracasso está totalmente ligado a uma ideia de sucesso idealizado, ou seja, desenhar aquilo que se deseja e só se sentir completo e realizado se conquistar da forma como desejou.

Esse tipo de sucesso costuma ser inflexível e fruto de muita infelicidade nas pessoas, pois se não atinge da forma como se espera logo a pessoa se sente um fracasso.

O medo de fracassar está ligado também a uma cobrança interna muito alta, a uma busca excessiva de resultados e perfeição, mentalidade essa que causa instabilidade emocional, baixa autoestima e até mesmo sentimento de incapacidade.

Na carreira ter medo de fracassar pode causar muito dano ao profissional, pois se não for bem administrado essas preocupações internas, fará com que este profissional viva em sua zona de conforto sem buscar novos desafios, ou aprendizados.

Se você vem sofrendo com esse fantasma do medo do fracasso eu tenho uma dica que eu utilizo com os meus clientes no coaching e que poderá ser grande valia para você.

Defina o que é sucesso e o que é fracasso para você.

Para você ter uma ideia, me permita contar uma história rápida para você. Na porta do meu escritório tem um tapete com o logo da minha empresa, outro dia um amigo entrou em meu escritório e me deu o seguinte conselho: 

-Damaris, para o bem da sua empresa, tire esse tapete. 

Claro que não entendi o que ele queria dizer e perguntei o Porquê, então ele me disse.

-Seus clientes estão pisando em sua empresa, estão limpando o pé em sua marca.

Eu apenas sorri e disse:

-As coisas tem o significado que nós damos a ela. Eu penso que meus clientes são tão importantes para minha empresa que eu estendo o tapete para eles entrarem.

Assim também com a ideia de fracasso e sucesso. Se sucesso para você for somente quando você tiver conquistado o topo do mundo, pode ter certeza você irá amargar anos de infelicidade até conseguir o que deseja e se erros for fracasso para você, de novo, você está se programando para sofrer.

A palavra sucesso significa exit em inglês, que quer dizer uma saída.

Sucesso é quando eu termino que vou fazer algo e consigo realizar, se utilizarmos essa definição de sucesso vamos avaliar que desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir somos cercados de pequenas histórias de sucesso.

Damaris Alfredo

Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Palestrante Comportamental e Professora em MBA. É apaixonada por carreira desde os 10 anos quando precisou pensar em sua primeira transição. Ama ajudar as pessoas em seu desenvolvimento pessoal e utiliza a escrita como ferramenta neste processo. É Co autora do Livro VOCÊ VAI FICAR SENTADO AI? Da Editora Comunica. Escreve artigos de autodesenvolvimento com foco em carreira com publicações semanais.