Você tem medo de desagradar as pessoas?

Responda rápido e com sinceridade.

Você tem medo de desagradar as pessoas?

Sim? Não?

Então aqui vai outra pergunta, você diz exatamente tudo o que sente e pensa?

Talvez você não saiba, mas o medo desagradar as pessoas assombra boa parte da população brasileira.

Esse medo está relacionado diretamente com uma das necessidades humanas, que é a necessidade de aceitação.

Muitas pessoas, acreditam que ao dizer exatamente o que pensam ou sentem, podem ser “rejeitadas” pelos outros, e com medo desta rejeição, passam uma vida, engolindo desaforos, ressentimentos, magoas, sentimentos que só fortalecem a baixa autoestima, a insegurança

Ainda mais o medo e até mesmo a insegurança, ou seja, afetando cada vez mais a capacidade de agir.

Na vida profissional, este medo poderá ser um grande sabotador visto que ao não dizer o que realmente deseja, a pessoa deixa de ser autentica com seus próprios valores, aceita desafios que não lhe agrada e enfrenta situações de conflitos internos que desgastam energia emocional e mental gerando um fluxo constante de desmotivação e falta de propósito. Há alguns profissionais que sofrem tanto com isso que chegam até mesmo pensar em desistir da profissão ou até mesmo da empresa onde atua simplesmente por não saber lidar com os fantasmas internos que criou.

Para lidar com toda essa situação e vencer o medo de desagradar as pessoas é importante desenvolver a assertividade que é quando você aprende falar de forma segura o que você pensa e sente levando em conta seus sentimentos e os sentimentos dos outros também.

Para isso é necessário buscar autoconhecimento, explorar seus pontos fortes, avaliar as oportunidades de melhorias para não ser dependente da aprovação do outro. Quando você se conhece você valida suas decisões e menos dependente você fica da opinião do outro.

Não dá para sair de uma hora para outra dizendo tudo o que pensa, inclusive no mundo organizacional, mas também não dá para viver uma vida engolindo sapos e desaforos, por isso fortaleça a sua essência, trabalhe a sua autoconfiança e busque a cada dia melhorar a sua assertividade.

 

 

Damaris Alfredo

Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Palestrante Comportamental e Professora em MBA. É apaixonada por carreira desde os 10 anos quando precisou pensar em sua primeira transição. Ama ajudar as pessoas em seu desenvolvimento pessoal e utiliza a escrita como ferramenta neste processo. É Co autora do Livro VOCÊ VAI FICAR SENTADO AI? Da Editora Comunica. Escreve artigos de autodesenvolvimento com foco em carreira com publicações semanais.