VOCÊ SABE QUE TEM POTENCIAL, MAS POR ALGUMA RAZÃO NÃO CONSEGUE AGIR.

Já aconteceu com você! Você estudou, se esforçou, se dedica para aprender tudo o que é importante para a sua área de atuação.

Você ouve com frequência as pessoas dizerem o quanto você é competente, e você sabe que tem potencial, mas por alguma razão não consegue dar um passo em relação ao seu grande objetivo na vida.

Já aconteceu com você?

Agora o que talvez você ainda não saiba é que o grande responsável pela sua falta de ação é a sua mente!

Isso mesmo. Dentro de cada um de nós existe um carinha que age como nosso crítico interno. É aquele tagarela interior que fica ditando o que é certo ou errado para gente.

O problema é quando a voz deste carinha está tão alta que deixamos de ouvir a nossa intuição e começamos a duvidar de nossa capacidade.

A voz de nosso crítico interior, muitas vezes nos faz acreditar que não somos tão bons! Nem tão competentes, ou ainda que os outros estão nos avaliando e julgando, com isso potencializa o medo de errar e faz com que, mesmo sabendo (saber é razão) que você tem potencial sente que não é capaz de agir.

As emoções servem para nós seres humanos, como combustível de nossas ações! Desta forma, se seu sentimento for de incapacidade, mesmo sabendo que tem potencial você não consegue agir.

A boa notícia, como dizia Lulu Santos, para todo mal há cura.

Para romper esse ciclo vicioso em sua cabeça, primeiro você deve aprender a calar a voz do crítico interno.

Uma técnica que utilizo com os meus clientes no processo de coaching é faze-los perceber os pontos fortes que eles têm. É incrível, mas quando estamos com o nosso crítico interno tagarelando em nossa cabeça, só observamos o que precisamos melhorar sem enxergar tudo de bom que temos.

Então, separe uma folha e coloque todos os seus pontos fortes.  Não sossegue enquanto não tiver elencado ao menos 10 pontos.

Na sequência, relembre 3 grandes conquistas que você já teve em sua vida, pode ser conquistar a sua graduação, a compra de um carro, casar, fazer uma viagem.

Relembrar suas conquistas fará você enxergar que em sua história de vida há muitas histórias de sucesso e que você tem garra e determinação para chegar aonde você deseja.

Damaris Alfredo

Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Palestrante Comportamental e Professora em MBA. É apaixonada por carreira desde os 10 anos quando precisou pensar em sua primeira transição. Ama ajudar as pessoas em seu desenvolvimento pessoal e utiliza a escrita como ferramenta neste processo. É Co autora do Livro VOCÊ VAI FICAR SENTADO AI? Da Editora Comunica. Escreve artigos de autodesenvolvimento com foco em carreira com publicações semanais.