Você gostaria de ter bons hábitos?

Nós somos seres de hábitos. Hábitos bons que nos levam aos bons resultados, e hábitos ruins que nos levam a resultados medíocres.

Ouço com frequência algumas pessoas dizerem que gostaria de ter bons hábitos, inclusive o hábito da leitura.

No livro O Milagre da Manhã, que eu recomendo a leitura, ele tem uma frase, “Se você quer sucesso em qualquer área de sua vida, você deve investir pesado em seu desenvolvimento pessoal”.

Apesar de muitas pessoas terem a intenção de ter o hábito da leitura, muitas não conseguem transformar esse desejo em ação. Se este é o seu caso, eu vou dividir com você algo que eu fiz comigo.

Alguns anos atrás, em 2014 eu não tinha o habito de ler e sabia que era importante para o meu trabalho, aí o que eu comecei a fazer, eu determinei um habito de ler 15 minutos por dia, esses 15 minutos parece que é pouco tempo em um determinado objetivo, mas fazer isso todos os dias, principalmente na leitura, ao longo prazo é algo realmente valioso.

Minha Rotina:

Me colocava realmente no cantinho da disciplina, deixava reservado 15 minutos do meu dia, colocava o alarme no celular e começava ler.

Confesso que os dois primeiros dias foram os 15 minutos mais torturantes da minha vida, mas o terceiro dia a leitura estava tão agradável que quando menos eu percebi já tinha dado o tempo.

Eu mantenho este habito até hoje, todos os dias eu tenho o habito de ler e leio em média de 20 a 30 minutos por dia. Parece que é pouco mais 30 minutos por dia, todos os dias de leitura, você vai ler em média de 10 a 15 páginas por dia, em 15 dias você vai ter lido um livro.

A gente fala tanto que quer ler, e nós perdemos 30, 40, 50 minutos nas redes sócias, vendo a vida das pessoas, e muitas vezes ficando depressivo por fazer a comparação da sua vida com a vida das outras pessoas, então aproveita o seu tempo para investir no seu desenvolvimento pessoal.

Agora se você deseja fazer atividade física, por exemplo, mas acredita não ter tempo para isso, essa mesma estratégia serve para isso.

Comece com 15 minutos por dia, por que se você começar a caminhar 15 minutos por dia, a princípio você vai caminha maio o menos 1,5 km, isso em um dia, em uma semana, um mês.

É aquela velha história, de grão em grão a galinha enche o papo, de pouco em pouco você vai conquistando seus objetivos, através de novos hábitos.

Espero que tenho feito sentido para você.

Abraços e sucesso.

 

Damaris Alfredo

Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Palestrante Comportamental e Professora em MBA. É apaixonada por carreira desde os 10 anos quando precisou pensar em sua primeira transição. Ama ajudar as pessoas em seu desenvolvimento pessoal e utiliza a escrita como ferramenta neste processo. É Co autora do Livro VOCÊ VAI FICAR SENTADO AI? Da Editora Comunica. Escreve artigos de autodesenvolvimento com foco em carreira com publicações semanais.