RH EM TEMPO DE CRISE

Você está em Crise?

Já faz alguns meses que tomei uma atitude em minha vida em não assistir mais a telejornais.

O que a princípio me pareceu como um retrocesso, pois cresci acreditando que as pessoas que quisessem ter sucesso na vida tinham que ser pessoas bem informadas, foi sem dúvida uma solução motivadora.

Imagina, acordava antes mesmo das 06 horas da manhã já tinha uma visão pessimista, negativa e nebulosa de todo cenário.

Ao tomar o café da manhã já estava desacreditada de mim, do meu negócio, dos meus clientes e do Brasil.

Não podemos negar que estamos em crise. Isso é fato.

Mas, além da crise econômica, estamos vivendo uma crise psicológica que afeta em cheio a necessidade de segurança que todo ser humano tem.

O desemprego real ou imaginário assusta e gera medos, angustias, ansiedades. Sentimentos que afetam diretamente o desempenho do colaborador.

O que o RH pode fazer para vencer a Crise?

Sabemos que um momento como esse a primeira coisa que a empresa pede é para que se feche as torneiras e isso quer dizer que não poderá pensar em utilizar recursos financeiros, mas eu asseguro que é possível ajudar a empresa a encontrar soluções criativas e inovadoras que poderão contribuir com a gestão das pessoas minimizando o efeito da crise psicológica e ainda encontrar soluções que ajudem diretamente a enfrentar a crise econômica, sabe como?

  • Incentive as pessoas a darem sugestões: Permita ter meios onde os colaboradores possam participar com sugestões e ideias de redução. Afinal é hora de fechar a torneira. As pessoas sentem se importantes quando são partes da solução. Monte caixinha de sugestão, faça reuniões participativas, garanta que todos estejam envolvidos no processo
  • Aprenda com os outros: É hora de tirar o olhar de dentro da empresa e observar o que a concorrência, fornecedor parceiros tem feito e ver como você pode aprender. Pode ser através de uma visita técnica (caso a empresa permita) ou pode ser através de grupos de estudos. Tem muitas realidades que não se aplica a empresa, mas pode ser adaptado. Lembre-se nenhuma ideia surge do nada, é vendo modelos que chegamos em soluções criativas.
  • Dê injeção de ânimo em seus colaboradores. Não permita que o clima ruim se instale em sua empresa. Mantenha o mural com boas frases, faça reuniões inspiradoras. Deixe sua equipe entusiasma, ou seja, com noção da realidade e com os pés no chão para fazer a diferença;
  • Prepare sua equipe: Utilizando de multiplicadores internos, invista na capacitação de sua equipe.

Acredite! São as Pessoas que inovam e melhoram os Resultados, e são elas que tem a capacidade de na crise encontrar as oportunidades para mudar uma história, não custa nada tentar.

Pense Nisso e Rumo ao Sucesso!