Procrastinação você sofre disso?

Não sei se já aconteceu isso com você, mas às vezes tenho a impressão que dentro de mim existe uma batalha de cabo de guerra é como se morassem duas forças poderosas e conflitantes, cada uma tentando puxar o meu “juízo” para um dos lados.

Briga interna

 

A primeira força gosto de dizer que é o meu lado guerreiro.

É ele quem me impulsiona à ação. Este lado é o responsável pela minha determinação, disciplina, coragem, foco e muito planejamento.

É o meu lado guerreiro que me faz levantar 05h30min da manhã para ir à academia.

É ele quem me faz participar de uma corrida em um domingo de manhã.

Ele quem me inscreve em cursos de aperfeiçoamentos aos sábados, domingos ou feriados.

Este meu lado me impulsiona na vida, é minha força realizadora.

No entanto, minha segunda força que gosto de chamar carinhosamente de meu lado Hippie, é o cidadão da paz e amor, que quer tranquilidade, sossego e muita diversão.

Pode até parecer que o hippie é um lado fraco, mas não é. Dentro de mim, esse lado grita e tem muita força na luta de cabo de guerra interna.

Aí você imagina, o relógio desperta às 05h30min o meu lado guerreiro grita:

– Opa!

– O que foiiiiiiii.- Responde o Hippie ainda sonolento.

– Hora de levantar!

-Quê?

-Bora malhar!

– Malhaaaar?

– Vamos, levanta!

-Pra que isso? “Minha rainha!” Você já foi ontem, está cansada, aproveita pra dormir. – Resmunga o lado Hippie.

– Nada de moleza! Foi ontem, vai hoje, amanhã… – fala com firmeza meu lado guerreiro.

– Ahhhhhhh! Então vai mais tarde, dorme só mais um pouquinho. A cama está tão quentinha.

Quando percebo estou em verdadeira crise existencial antes mesmo das 06 horas da manhã.

E a procrastinação?

Uma das coisas que meu lado hippie mais gosta de fazer é procrastinar, você já ouviu esta palavra?

Mesmo que não conheça o significado alguma vez na vida já deve ter procrastinado. Conhece aquela expressão empurrar com a barriga? Então procrastinar é isso, é deixar para depois algo que poderia ser feito agora.

Costumo dizer que a procrastinação deveria entrar nos pecados capitais, pois, devido a ela, além de não fazermos a tal atividade, contamos algumas mentirinhas para aliviar a cobrança interna que temos.

O lema da procrastinação é: Para que fazer hoje, se você pode deixar pra amanhã?

Acontece que, quando falamos em carreira, o amanhã poderá ser tarde demais. Não quero implantar o pânico em sua cabeça, longe de mim, mas quantas coisas deixamos para amanhã, pois ainda não eram urgentes, e depois precisamos dar um nó até em gota de água para atender os prazos.

A procrastinação pode ter diversas causas: evitar uma atividade desagradável, às vezes, por não ter domínio ou conhecimento do que se vai realizar, medo ou insegurança de assumir novas responsabilidades ou tomadas de decisões ou, em casos crônicos, que precisam até de tratamento psicológicos. Se esse não for seu caso, o melhor a fazer é atentar para não deixar que esse comportamento comprometa a conquista dos seus sonhos.

Então, que tal nessa nova semana que se inicia você firmar um compromisso com você e ir em busca de seus objetivos, sem procrastinar?

Pense nisso e Rumo ao Sucesso.