Porque você perde o sono às 03 horas da manhã?

Não sei se isso vem acontecendo com você, mas você sabia que tem muitas pessoas que são despertadas as 03 horas da manhã?

Há até um misticismo neste horário, alguns dizem que forças superiores benignas ou malignas o despertaram neste horário, eu hein.

Não querendo interferir em nenhuma crença religiosa, esse fenômeno está mais relacionado com a sua mente e o estresse que você vem enfrentando.

Os cientistas biológicos afirmam que este rompante de despedida do sono profundo acontece porque é neste momento que nosso corpo sente a menor temperatura do dia e, com o desconforto, despertaríamos sem nos darmos conta do motivo. É também nesta hora que alguns hormônios importantes iniciam ou terminam seu ciclo de produção. E ainda é quando a maioria das pessoas que vão dormir em horário padrão estariam no estágio 4 do segundo ciclo de sono, quando o corpo entra em estado de meditação.

Ou seja, às 3 horas da manhã você seria naturalmente acordado, no entanto, se você está passando um por um momento de estresse, ansiedade é bem provável que neste momento a sua mente entra em ação gerando preocupações e ainda mais ansiedade. Sentimentos que não ajudam em nada você voltar a dormir.

Por alguns anos eu sofri esse mal, acordava no meio da noite, não conseguia dormir e nem resolver os assuntos que pipocavam em minha mente. E no dia seguinte, parecia um zumbi, sem energia nenhuma para dar foco em minhas atividades.

É um ciclo muito perigoso, a qualidade do nosso sono influencia diretamente em nosso humor e nosso humor influencia na forma como vemos o mundo e como nos relacionamos com as pessoas.

Imagine, que você está passando por um problema de relacionamento com seu líder em seu trabalho.  No meio da noite você acorda e pensa em tudo o que aconteceu, os pensamentos levam a sentimentos negativos. No dia seguinte, você está mal-humorado, estressado e a situação que antes parecia ruim agora se tornou insustentável.

Algumas situações profissionais podem tirar o seu sono, tais como:

  • Mudanças organizacionais: Tudo o que é novo assusta, por que nos tira totalmente da zona de conforto, o medo de mudar é um dos grandes roubadores de sono;
  • Conflitos Internos: Conflitos entre membros de equipe, ou com gestores, também é uma situação que rouba o sono das pessoas, visto que esta situação muitas vezes é
  • Excesso de trabalho e não cumprimento de prazo: O excesso de trabalho, faz com que as pessoas fiquem sobrecarregadas, e isso aumenta

Tanto eu quanto você já sabemos que novidades, estresses, mudanças e mais trabalho sempre existirão no mundo organizacional, mas que precisamos lidar com isso, por isso eu vou te dar algumas dicas que usei comigo para me livrar deste problema, se liga nas dicas.

  • Antes de dormir, procure fazer atividades que te relaxam, assista filmes, séries, ou livros de bom humor e conteúdo leve, nada de colocar um filme de ação, nesta hora você precisa de menos estímulos;
  • Faça uma oração, aproveite esse momento para se conectar com o que você acredita, peça a proteção para o seu sono e sonho;
  • Faça uma meditação guiada: No Youtube está cheio de boas meditações guiadas que tem o efeito de relaxar você antes de dormir, há também bons aplicativos gratuitos que poderão te ajudar.
  • Instale um mantra em sua cabeça: Ao ser acordado as 3 horas da manhã e você se ver pensando em problemas que você não consegue resolver pense: Eu consigo resolver isto neste momento? Pensar nisto agora está me ajudando hein… então, eu escolho pensar em algo que me faça feliz e relaxado e me preocupar com isso somente no dia de amanhã. Simples assim, tire de seu campo de visão.

Lembre-se que você está no comando de seus pensamentos e de sua mente, se algo não está te fazendo bem, cabe a você procurar soluções para resolver o problema, ah e se essa noite você acordar as 03 horas da manhã, assista esse vídeo, brincadeira, se acordar, volte imediatamente  a dormir, rs.

Damaris Alfredo

Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Palestrante Comportamental e Professora em MBA. É apaixonada por carreira desde os 10 anos quando precisou pensar em sua primeira transição. Ama ajudar as pessoas em seu desenvolvimento pessoal e utiliza a escrita como ferramenta neste processo. É Co autora do Livro VOCÊ VAI FICAR SENTADO AI? Da Editora Comunica. Escreve artigos de autodesenvolvimento com foco em carreira com publicações semanais.