OPORTUNIDADES X OPORTUNISMOS

Você tem aproveitado as oportunidades?

 

Em sua vida quais são seus grandes objetivos?

Pode ser na vida pessoal ou profissional, quando temos objetivos, precisamos ter foco e clareza para traçar as estratégias e alcançar os resultados.

E para que isso seja possível temos que enxergar quais são as oportunidades e quais são os oportunismos que podem fazer com que desviamos do nosso objetivo central e não atingimos a nossa meta.

Oportunidade são todas as situações que me acontecem e que eu utilizo para o meu crescimento e desenvolvimento.

São as situações que favorecem o meu objetivo principal.

Agora, oportunismo, são as situações externas que acontecem e que roubam o meu foco e me afasta ainda mais da minha meta.

Por exemplo, imagine em sua vida profissional que você tenha o objetivo de ser um Líder e liderar uma equipe, neste caso oportunidade são as atividades que surgem para você, tais como aprender uma nova habilidade, desenvolver uma nova competência, fazer um curso e se preparar.

Já o oportunismo são situações negativas que acontecem em seu trabalho e que você se deixa levar, por exemplo, fofoca no ambiente de trabalho, falar mal da chefia, perder o tempo nas redes sociais, enfim situações que não contribuem em nada com seu objetivo principal.

As oportunidades me direcionam para aquilo que eu quero, o oportunismo me afasta daquilo que desejo.

E ai? Em sua vida você tem aproveitado as oportunidades?

Pense nisso e sucesso.

 

Damaris Alfredo

Especialista em Gestão de Pessoas, atua como Coach, Palestrante Comportamental e Professora em MBA. É apaixonada por carreira desde os 10 anos quando precisou pensar em sua primeira transição. Ama ajudar as pessoas em seu desenvolvimento pessoal e utiliza a escrita como ferramenta neste processo. É Co autora do Livro VOCÊ VAI FICAR SENTADO AI? Da Editora Comunica. Escreve artigos de autodesenvolvimento com foco em carreira com publicações semanais.