COMO TER MAIS ASSERTIVIDADE EM SUA COMUNICAÇÃO.    

A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. E não por acaso: esta capacidade demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.

No contexto empresarial, as falhas de comunicação são um dos principais gargalos, para você ter uma ideia, hoje 86% dos insucessos que acontecem dentro de uma organização, são causados por falhas na comunicação.

Mas, o que é que está por trás deste índice tão alto?

Pessoas!

Com seus medos, suas emoções, seus sentimentos e seus valores, se comunicando ou deixando de se comunicar.

Eu costumo dizer que existem pelo menos três tipos de comunicação:

A comunicação interpessoal: você se comunicando com outras pessoas:

A comunicação não verbal: que é aquela comunicação que mesmo quando você não fala, seu corpo diz o que você está pensando e,

A comunicação intrapessoal: você falando com você mesmo! E essa comunicação que é a responsável por todas as outras comunicações.

Porque?

Muitas vezes, enquanto o outro está falando, você deveria estar prestando atenção nele, mas o que geralmente fazemos, iniciamos um diálogo paralelo em nossa cabeça e começamos a responder mentalmente, ou o pior começamos a deduzir o que o outro está querendo passar com a mensagem que ele está emitindo.

É aqui que muitos erros, falhas e até brigas começam.

Quando isso acontece as pessoas costumam ter dois comportamentos: Passivas ou Agressivas.

Comunicação Passiva: A pessoa simplesmente não expressa o que está sentindo. Não gostou de algo, ela guarda para si e não fala.

Se torna aquela pessoa boa que não tem boca para nada. Esse comportamento é bom para quem convive com ela, porém é destrutivo para a própria pessoa, visto que a pessoa se torna um acumulador de frustrações. E uma hora a vida cobra o preço disso.

Comunicação Agressiva:  na comunicação agressiva a pessoa pouco se importa com os sentimentos dos outros.

Ela fala o que está sentindo e cada um se vira para lidar com a sua opinião.  Pessoas agressivas, são pessoas ácidas, tóxicas, egoístas que não levam ninguém em consideração, apenas si mesmas.

Costumam dizer que são sinceras e por isso falam o que estão pensando. Esse comportamento não é nada saudável, nem para a pessoa que coloca tudo para fora e nem para quem convive, e no ambiente profissional, este comportamento não é aceitável, mesmo se você for o dono do seu negócio, chega um momento que fica inviável conviver com uma pessoa assim

O ideal é trabalhar a Assertividade, que é você conseguir se expressar de forma clara e objetiva levando em consideração os seus sentimentos e os sentimentos das outras pessoas.

Bem, se você se visualizou neste cenário e quer melhorar a sua comunicação e ter mais assertividade em suas relações então se liga na dica:

  • Ouça com a atenção o que outro está dizendo. Parece simples, mas ouvir não é simples, para isso você precisa ficar focado, se manter no presente e utilizar muita respiração.
  • Não leve para o lado pessoal: Algo que causa muito incomodo nas pessoas hoje é achar que tudo é uma crítica a respeito dela. Não pense que é com você, que outro não gosta de você e por isso está falando. Independentemente do que seja, ouça e veja o que você poderá aprender. O outro está emitindo uma opinião do ponto de vista dela, não é a verdade absoluta das coisas, mas poderá servir para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal.
  • Se liga na sua fala: Perceba o seu tom de voz, atente as palavras que você diz, as vezes, sem perceber você está utilizando gestos, tom de voz e palavras que transmitem agressividade. Se perceber que o tom de voz está alto, ajuste o seu volume.
  • Acerte o momento – escolha o momento e o tempo certo para se manifestar. Isso porque, embora o que você tenha a dizer seja importante, é essencial sentir e perceber a hora certa de falar. Muitas vezes, por falta de sensibilidade, acabamos nos comprometendo e comprometendo outras pessoas ao falar coisas no momento errado;

 

Às vezes, os melhores sucessos que temos em comunicação é quando não dizemos nada.

Pense nisso e sucesso!