Como sua mente funciona em situações difíceis

Você já ouviu falar da palavra resiliência? Mas em algum momento da sua vida alguém já te questionou o porque você ainda estava sofrendo ao passar por uma situação difícil.

Hoje quero falar com você sofre nossa habilidade ou inabilidade de enfrentar uma situação difícil.

Quem nunca na vida passou por uma situação que antes de passar julgou que jamais conseguiria enfrentar, pode ser uma situação de desemprego, uma doença inesperada, a perda de um ente querido, um fim de relacionamento, até mesmo uma traição. Coisas que geralmente o ser humano não se programa para passar (porque não nos programamos para tragédias, somente para alegrias) e justamente por não se programar quando essas coisas acontecem nós sofremos. A maioria das pessoas enfrentam um estado de frustação, o que é normal, e junto com a frustação vem um sentimento de desespero, de tristeza, desamparo, todos sentimentos que fazem parte da estrutura humana, isso não significa que você é forte ou fraco, significa que você é humano.

Isso acontece primeiro porque não nos programamos para passar por isso e segundo é porque nossa mente não entende processo. Todas as vezes que enfrentamos uma situação difícil ou nos vemos diante de uma situação difícil entramos em desespero porque nossa mente nos leva do ponto A ao ponto B. Imagina que você ficou desempregado, sua mente pensa: não vou ter dinheiro para pagar as contas, logo vou morrer de fome. Vai de um extremo ao outro, sua mente não enxerga que você sendo mandado embora você irá cadastrar seu currículo, melhorar seu cadastro no linkedin, ter contato com outras pessoas, participar de processo seletivo, ser aprovado e recomeçar sua vida profissional em uma outra oportunidade, sua mente não enxerga isso, ela enxerga a situação que você está e o pior cenário. Isso acontece em todos os casos, em uma situação de saúde, se você recebe a notícia que você tem uma doença, você já enxerga a morte, você não consegue enxergar que ali tem um processo, que vai passar por tratamento e por não conseguir enxergar é que entramos em desespero. É nesses momentos que precisamos apelar para a resiliência.

A palavra resiliência veio da mecânica, a psicologia pegou emprestado e ela significa a capacidade que um material tem depois de uma situação de estresse em voltar para seu estado natural. Imagina um copo descartável, ele é um material plástico, ele é mais resiliente que um papel. Imagina que minha mão é uma força, e minha mão irá apertar esse copo e o copo irá passar por um outro processo que é o estresse, ao passar por uma força (amassar o copo), rapidamente ele volta ao seu estado natural, para a mecânica, resiliência é a capacidade que esse material tem de voltar para seu estado natural.  Já a folha de papel, depois de estressada (amassada) ela demora um pouco mais para voltar para seu estado natural.

A psicologia trouxe esse termo emprestado para a área humana, resiliência não é nossa capacidade de voltar ao natural depois de uma situação difícil, até porque situações difíceis nos transforma, ninguém depois de passar por uma situação tão difícil vai sair da mesma forma, mas resiliência é a capacidade que nós temos de adaptar rapidamente aquilo que nos aconteceu. Ninguém se programa para passar por situações que vão causar dor, no entanto ao passar por essas situações podemos usar a resiliência e utilizamos dois princípios, o primeiro é a aceitação, aceitar não é acomodar, aceitar é fazer parte da realidade mesmo, é saber que você não compreende aquilo agora mas que em algum momento a situação vai fazer sentido para você, quando você aceita e começa a ver os aprendizados que você tem com aquela nova situação você começa a se adaptar rapidamente e ai vem o processo da resiliência. Eu gosto muito daquele texto do Rubem Alvez, Pipoca ou Piruá, que ele diz que o milho quando é passado pelo fogo ele passa por um processo de transformação, assim acontece com nós nas situações difíceis, quando enfrentamos descobrimos uma força interior que nem sabíamos que tínhamos capacidade de ter, essas situações aumentam nossa fé, nosso potencial e força e descobrimos TALENTO. E as vezes a nossa situação difícil serve para transformar a vida de outras pessoas.

Se você está passando por uma situação difícil, meu conselho é: olhe tudo que você pode aprender com essa situação e se prepara porque depois disso você será uma versão muito melhor de você mesmo.

Posted by admin
a few months ago