Como fazer para as pessoas gostarem de mim

Responsa rápido e com sinceridade, você quer que as pessoas gostem de você? Se você foi sincero, acredito que a resposta foi positiva, mas talvez, você pode ter sido mais cético e falado: ah, pouco me importa o que as pessoas pensam de mim.

Talvez o que você não saiba é que em 2019 uma pesquisa realizada pelo google, viu que as pesquisas mais realizadas no google na categoria “como” foi “como fazer para as pessoas gostarem de mim”. Talvez não seja a sua preocupação, mas tem muitas pessoas que tem essa preocupação, ou essa necessidade. Principalmente no meio organizacional, as pessoas têm essa necessidade do outro gostar delas porque isso tem a ver com a nossa necessidade de aceitação, isso está na pirâmide de Maslow.

Acredita-se que se o outro gosta de mim, eu sou aceito e se eu sou aceito eu sou reconhecido, e se eu sou reconhecido, logo eu tenho sucesso. Então uma coisa vai levando a outra, é por isso que muitas vezes as pessoas ficam nesta busca de querer agradar outro. A medida que as pessoas buscam para que os outros gostem delas, elas buscam agradar o outro. Não tem nada de errado nisso, o único problema, é que para agradar o outro, ela passa por cima daquilo que é importante para ela, e é ai que mora o problema.

Claro que em um ambiente organizacional nós convivermos com pessoas boazinhas, pessoas que fazem de tudo para o outro, pessoas agradáveis, pessoas que dizem tudo que você quer ouvir, é uma maravilha, que não quer conviver com uma pessoa assim? Só que para a própria pessoa isso não é nada saudável, isso afeta a inteligência emocional dela, a auto estima, e acaba afetando a capacidade dela de criar, de ser criativo, afeta a capacidade dela de buscar inovação, porque ela sempre fica preocupada com que o outro está pensando, e ela deixa de ser ela própria.

Eu não sei como será esse ano, não sei se essa será uma das perguntas mais procuradas, mas se você se preocupada com isso, de querer que as pessoas gostem de você, o ideal é, coloque você como a pessoa mais importante da sua vida e isso não é egoísmo, é claro que temos que tomar cuidado com isso porque na vida é tudo muito extremado, mas é você pensar o que é importante para você. Quando falamos para você se colocar no centro, é você considerar os seus valores, aquilo que é importante para você, aquilo que você respeita como ser humano.

Quando você começa a levar em consideração os seus valores, aquilo que é importante para você, você vai minimizando essa necessidade de agradar os outros e as pessoas começam a gostar de você pelo que você é, pela sua essência e só isso basta.