A CRISE DOS 30

Eu não sei em qual momento você está na sua vida profissional e qual é sua idade. Mas no nosso modelo cultural é esperado que as pessoas cresçam, que as pessoas estudem, que arrumem um trabalho e tenham sucesso profissional, que arrumem um parceiro e casem.

E porque estramos na crise dos 30? Porque antes dos 30 as pessoas estão ocupadas buscando essas metas e objetivos que muitas vezes elas nem sonharam, mas que o próprio modelo mental e cultural desenhou e esperou isso de você.

Então, todo nosso ciclo da vida que falei agora para você, está relacionado com nosso ciclo da carreira. A carreira tem um ciclo, de começo, meio e fim. Eu desenhei esse ciclo pensando no CVP, que é o Ciclo de vida do produto. Então temos o CVC, que é o ciclo de vida da carreira.

Esse ciclo começa na fase inicial da carreira, essa fase é quando você está iniciando sua carreira profissional, sendo um estagiário, auxiliar ou assistente. Nesta fase a pessoa possui, menos conhecimento, menos habilidade e muita vontade em aprender.

A segunda fase da carreira, é a fase do crescimento. É quando a pessoa tem de 3 a 5 anos de experiência e está entre um assistente e um analista. Já possui um conhecimento médio e tem habilidade no que faz. Nesta fase a pessoa tem entre 23 a 25 anos e busca por estabilidade financeira.

A terceira fase é da maturidade, a pessoa começa a ser um expert naquilo que faz. Geralmente a pessoa tem de 7 a 10 anos de experiência. Nesta fase a pessoa busca por qualidade de vida, é quando chegamos nos 30 anos, nossa energia já não nos acompanha mais, ela diminui.

A última fase da carreira é do declínio, a fase possui altoconhecimento, alto-habilidade, mas o fator motivacional está baixo. É nesta fase que a pessoa busca por se reinventar, buscando um novo rumo para a vida. E nem sempre a pessoa passa na fase do declínio aos 35 ou 40 anos, tem pessoas que passam por isso e está com 25 anos, isso tudo depende dos talentos e das competências que a pessoa tem. Nesta fase do declínio, a pessoa fica desmotivada, estressada, ela pode até achar que o problema é a organização, porque a pessoa começa a ter vontade de mudar, mas não sabe como mudar, ela questiona o modelo atual de onde trabalha, ela sente ansiedade, angústia, mal humor, mas não sabe de onde vem tudo isso.

E o que muitas pessoas fazem nesta fase é ligar o modo off, elas simplesmente se desconectam daquilo que acreditam com aquilo que fazem e entram no modo automático e é aí que afeta nosso mindset.

Qual fase emocional você está em sua carreira? Às vezes você é um expert e se vê como um estagiário e se você se vê assim, cuidado, você pode ser remunerado como tal.

Então para um pouquinho e pensa, em qual fase estou na minha carreira?